Hemoacre intensifica captação de bolsas de sangue na Semana Santa

 O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realiza um trabalho intensivo para reforçar o estoque de bolsas de sangue na Semana Santa. Durante esse período, a unidade móvel do Hemoacre estará em locais estratégicos para que a população possa fazer sua doação.

 Na quinta-feira, 5, o ônibus estará no pátio do Hospital das Clínicas (HC) disponível para aqueles que trabalham naquele local e também para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que desejam doar sangue. Durante toda a sexta-feira, 6, o ônibus estará na Igreja Batista Memorial, localizada no conjunto Esperança.

 De acordo com a gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino, durante os feriados prolongados muitas pessoas viajam e ficam vulneráveis a acidentes nas rodovias, por isso o Hemoacre está reforçando o seu estoque de bolsa de sangue caso ocorra um eventual acidente que haja intervenção cirúrgica e o paciente necessite de sangue.

 Marlice disse ainda que a população não está procurando o Hemocentro ou locais de coleta de bolsas sanguíneas para realizar a doação, por isso o número de captação está reduzido. “O Ministério da Saúde estipulou que a média deve ser de 35 bolsas coletadas diariamente, mas hoje nós estamos coletando cerca de 20 bolsas por dia”, esclarece.

 O Hemoacre estará aberto durante este fim de semana das 8 às 17 horas. Interessados em fazer sua doação de sangue devem dirigir-se até o Hemocentro na Avenida Getulio Vargas, 2.787 – Vila Ivonete.

Para doar

 Ao chegar, a pessoa faz uma entrevista e é submetida ao teste de hemoglobina ou micro-hematócrito (para verificar se o doador não está com anemia) e verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura).  Não havendo problemas, estará habilitada para doar.

Condições básicas para a realização da doação

Estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identidade original ou documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 quilos, ter descansado no mínimo seis horas nas últimas 24 horas, não estar gripado ou com febre nem estar grávida ou amamentando e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation