Lançamento Nacional SESC Partituras

No dia 14 de abril serão realizados concertos em 23 estados do país (AC, AL, AM, BA, CE, DF, ES, MA, MT, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RN, RS, RO, RR, SC, SE, TO, RN e RJ). Os concertos serão realizados por músicos locais incluindo grupos de câmara, corais, solistas e orquestras. Todo o repertório apresentado consta do acervo SESC Partituras.

A proposta é divulgar nacionalmente o lançamento do site “SESC Partituras” enfatizando seu propósito de difundir a música brasileira, estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da musica escrita.

O site permitirá ao público em geral o acesso a uma biblioteca virtual de música formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente que permitirá visualização e audição integrais de cada obra o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas. Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.

Entre as obras do acervo, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de   compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando  e Elieri Moura.

Com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos e fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros.

O Trio
sescpartitura 013

O recém-formado Trio de Clarineta, Violoncelo e Piano da Ufac é formado por dois professores e um egresso do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Acre. Com a proposta inicial de estudar e divulgar música latino-americana, o trio iniciou suas atividades abordando Las Cuatro Estaciones Porteñas, de Astor Piazzolla, e sua estreia se deu em outubro de 2011, na própria universidade. Seus integrantes são Cleuton Batista (clarinetista), Maximo Lopes (violoncelista) e Marcelo Brum (pianista). (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation