Servidores do Senac participam de oficina de gestão de negociação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AC) promoveu na última semana oficina demarketing em  gestão de negociação, voltada aos servidores da instituição. O curso, ministrado pelo consultor Rômulo Veras, ocorreu no Condomínio Antonio Oliveira Santos e teve duração total de dezesseis horas.

O objetivo foi enfatizar a importância do processo de negociação na dinâmica das organizações e na obtenção de resultados. Para isso, Veras apresentou algumas formas de como conduzir, destacando estratégias que proporcionam desenrolar satisfatório.

A diretora regional do Senac, Hirlete Meireles, que participou da oficina com os colaboradores, falou da importância do “ouvir mais e falar menos”, um dos assuntos abordados. “Nós, que vivemos em constante processo de negociação, temos de aprender a ouvir o outro, a controlar a ansiedade, para não tomarmos decisões precipitadas.”

O consultor ressaltou a diferença entre o vendedor e o consultor de vendas. “O vendedor quer apenas vender, enquanto o consultor quer negociar”, disse. “O vendedor vende, e vai embora. O bom negociador mantém contato mesmo tendo concluído a negociação.”

“A negociação começa dentro da própria empresa”, afirma Hirlete. “Através dessa oficina, tenho certeza de que vamos começar a analisar as dificuldades de cada setor, entender seu funcionamento, antes de cobrar e criticar.”

O consultor – Natural de Fortaleza/CE, Rômulo Veras é mestre em sistemas de gestão e administrador pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor convidado do Senac nacional, da UFF, da IBMEC/MG, Poli/UFRJ e Funenseg, nas disciplinas de liderança e técnicas de consultoria.

É consultor internacional de empresas e especialista em gestão de pessoas e mudança organizacional. Morou no Texas durante alguns anos. Possui 25 anos de experiência em multinacionais, onde atuou como gerente de diversos projetos. (Ascom Fecomercio/AC)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation