X

Governo realiza Etapa final do Ruas do Povo no Alto Acre

Por determinação do Governo do Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue com celeridade para a segunda fase de obras do Ruas do Povo nos municípios do Alto Acre e Capixaba.

Com a chegada do verão as obras continuam sem interrupções nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. O diretor-presidente do Depasa, Gildo César, e o diretor de pavimentação, Marcos Lourenço, se reuniram com os prefeitos e equipes de obras de cada município para inspecionar a qualidade dos serviços realizados e junto com a comunidade ter o conhecimento das principais necessidades, considerando a particularidade de cada região. A cada semana a equipe técnica do Depasa estará em uma regional do Acre para alavancar o funcionamento dos trabalhos.

Cerca de R$ 7 milhões do BNDES estão sendo investidos na etapa final de obras do Ruas do Povo. Os recursos foram garantidos pelo governador Tião Viana. “Não são todos os Estados que estão conseguindo aprovar essas linhas de créditos, graças à força do nosso governador os recursos estão garantidos e já estamos preparando as licitações para rede de esgoto, no mês de junho, o que consolida definitivamente esse processo de urbanização, não só na região do Alto Acre, mas também na região do Tarauacá/Envira e Vale do Juruá”, explicou Gildo César.

Em ritmo de comemoração pelos 36 anos de emancipação política, Assis Brasil promete ser um dos primeiros municípios a ter suas ruas completamente pavimentadas. Com intuito de não atrasar as obras, devido as necessidades de insumos, a empresa encarregada pela obra de Assis Brasil, Incra Construções, optou por criar em seu próprio canteiro de obras uma pequena fábrica para a produzir tubos de concreto, destinados à rede de drenagem. Os serviços não param e a implantação da pequena fábrica, que produz em média 80 tubos de concreto por dia, gerou mais oportunidades de empregos para os trabalhadores de Assis Brasil que totalizam 80% de toda equipe operacional. Até junho a equipe do Ruas do Povo garante ter novas ruas para inaugurar no município.

Após 20 dias do lançamento da segunda fase do Ruas do Povo em Brasileia, que contempla 126 Ruas, com 30 quilômetros de extensão, o diretor-presidente do Depasa reuniu-se com a prefeita Leila Galvão para definir uma data para a entrega das primeiras 13 Ruas.

A etapa final no município está sendo um desafio tanto para a equipe do governo, quanto para a equipe da prefeitura. “Brasileia passou por um momento muito delicado, o nosso maior desafio é fazer com que esses investimentos em infraestrutura possam valorizar a cidade e resgatar a autoestima das pessoas”, comenta Gildo César.

Em Epitaciolândia serão  pavimentadas 119 ruas. Em Xapuri 60 ruas. O Ruas do Povo tem um grande caráter social, além de melhorar a trafegabilidade em dias chuvosos, por onde passa renova as esperanças de melhorias dos moradores de diferentes municípios que não acreditavam mais que suas ruas um dia pudessem ter condições dignas de acesso. (Agência Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: