Rio Acre sobe 4 m em 3 dias, mas não preocupa Defesa Civil

O inverno amazônico chegou. Durante este período de transição, acontecem chuvas constantes. Após a última enchente, o nível do Rio Acre baixou, mas nos últimos dias subiu consideravelmente, ganhando 4 metros a mais em apenas 3 dias.

De acordo com o coronel João Oliveira, coordenador da Defesa Civil Estadual, isso é normal durante o inverno e não apresenta nenhum risco de acontecer outra alagação. “O nível do Rio Acre subiu por conta das grandes chuvas no Alto Acre (Assis Brasil e Brasiléia) durante os últimos dias. É normal. Geralmente neste período o rio sobe, mas não é nada que venha a preocupar. Acredito que logo ele irá baixar novamente”.

Com a transição dos períodos, variações como esta podem acontecer. “O período que antecede a ‘friagem’ vem de duas formas: seca ou com um grande volume de chuvas. É natural. Estamos na transição do ‘inverno’ para o ‘verão’ e sempre acontecem essas variações. Isso acontece também na saída da estiagem para o inverno”, explicou o coordenador.

O coronel afirmou, ainda, que o nível do rio está no padrão. “A cota está em 10,46 m. No dia 1º de maio, estava em 6,42 m. Subiu significavelmente. Em maio e abril, a média é de 10 m, ou seja, o rio agora que está dentro da sua meta”, finalizou.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation