X

Gladson diz que só as prefeituras de Rio Branco e Cruzeiro estão aptas a receber recursos federais

O deputado federal Gladson  Cameli (PP) disse que atualmente o problema da bancada federal acreana não é conseguir recursos para as prefeituras acreanas, e sim fazer com que o dinheiro ‘entre’ nos cofres municipais, por causa da inadimplência das prefeituras junto aos órgãos do Governo Federal, como  o INSS. “As prefeituras não têm como conseguir as certidões negativas de débitos e perdem recursos, como ocorreu recentemente em Santa Rosa”, relata. De acordo com o deputado, as prefeituras de cidades de difícil acesso, como Porto Walter, Marechal Taumaturgo e Rodrigues Alves, estão em situação mais difícil.   

Segundo Gladson, apenas as prefeituras de Rio Branco e Cruzeiro do Sul podem receber dinheiro da União. Esse, segundo ele, é o maior problema da bancada federal acreana em Brasília. “O Acre é um Estado pequeno, mas os parlamentares se esforçam e conseguem recursos. É dinheiro que não chega para a saúde, educação, infra estrutura das cidades por causa de más administrações, desconhecimento técnico ou burocracia”. Muitas prefeituras, segundo ele, não prestam contas de recursos recebidos por meio de convênios.     

Ele diz que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve oferecer orientação técnica para que os gestores públicos evitem problemas dessa natureza. “Os técnicos do Tribunal de Contas já estão familiarizados com esses problemas e podem dar uma grande contribuição. E, por outro lado, os prefeitos têm que estar mais atentos”.

Para Cameli, as eleições municipais devem também servir para que a população reveja o grau de comprometimento dos atuais gestores com os recursos públicos. Segundo ele, quem administra bem não tem problemas para prestar contas e, como consequência, não perde a capacidade de contrair novos investimentos. Segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), Gladson Cameli é o  campeão de liberação de emendas nos primeiros 6 meses deste ano.

Gladson, que está em Cruzeiro do Sul, onde participa da Expoacre Juruá 2012, deve voltar para Brasília na segunda-feira. Na terça e quarta, segundo o deputado, deve haver sessão na Câmara Federal, que, de acordo com ele, está em ‘pleno recesso branco’. A maioria dos deputados está nos estados de origem, participando das eleições  municipais.

Em Cruzeiro, Gladson apoia a candidatura de Wagner Sales à reeleição. Sales preferiu continuar com seu atual vice, Mazinho Santiago, em vez do cunhado de Gladson, o empresário Nicolau Júnior. O deputado federal diz que ‘o projeto é bem maior do que um nome, no caso do meu cunhado. Wagner quis continuar com seu vive e tem meu apoio”, concluiu.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: