Por certo, causará desconforto e para alguns setores da economia prejuízos essa interrupção de seis horas no fornecimento de energia elétrica neste domingo, anunciado pela Eletrobras. Contudo, é necessário e deve ser compreendido pela sociedade para, segundo a empresa, executar obras no sistema de transmissão.
Como a mesma empresa vem prometendo, a construção dessa segunda linha de transmissão ou 2º linhão, como é conhecido, dará mais segurança e confiabilidade ao sistema, evitando as seguidas interrupções no sistema, os famigerados “apagões”.
Explicações dadas, é de se esperar daqui por diante que a empresa melhore, significativamente, seu desempenho no Estado, o que não tem acontecido até então. Há anos que o Acre vem sendo castigado por um sistema de transmissão precário, causando todo tipo de transtornos e, sobretudo, de prejuízos para os diversos setores da economia.
As constantes e irritantes interrupções ou “apagões”, que deveriam ser exceções à regra, se tornaram corriqueiros, colocando em risco os próprios projetos de desenvolvimento que estão em execução ou sendo projetados para o Estado.
Além do que a mesma empresa terá que atender a recomendação ou determinação da presidenta da República em reduzir o valor das contas de energia, outra condição para contribuir para o vencimento da crise econômica e para o reaquecimento da economia do país e da região.