X

Com segundo pior salário do Brasil, defensores planejam greve em 2013

A possibilidade de haver greve entre os defensores públicos foi noticiada primeiramente pelas redes sociais. O jornal A GAZETA foi checar a informação e constatou: procede. A insatisfação é praticamente generalizada. “Nós temos o segundo pior salário do país”, vocifera um defensor. O estado com pior salário de defensor público do país é o estado da Paraíba.

“E para completar a situação, o Governo do Acre reduziu em 25% o orçamento da defensoria”, reclama outro. Uma assembleia pré-agendada para fevereiro deve definir sobre a greve.

O orçamento de 2012 da Defensoria Pública do Acre foi de R$ 2,3 milhões. Com a redução de 25%, ficou algo em torno de R$ 1,8 milhão. “É pouco para uma equipe que conseguiu, com todos os problemas de infraestrutura de trabalho, cumprir 100 mil atendimentos ao longo do ano passado”, afirmou uma defensora. A advogada acredita que em 2012 o nível de produtividade seja o mesmo.

Outro defensor afirma que falta apoio político à atuação da categoria. “Em outros estados, o apoio de parlamentares é mais próximo”, afirma. “Aqui, nem da situação, nem da oposição há apoio ao trabalho dos defensores”.

O defensor-chefe, Dion Nóbrega, argumenta que o governador Tião Viana garantiu suplementação orçamentária e contratação de mais 12 defensores ainda no primeiro bimestre de 2013. “Não pode haver precipitação”, contemporiza Nóbrega. “Já nos dois primeiros meses de 2013, o governo vai contratar mais 12 defensores que se somam aos 49 já existentes”.

Provavelmente, o anúncio da contratação dos novos defensores deve anteceder a assembleia programada para fevereiro; uma forma de tentar neutralizar o movimento grevista.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: