A bancada federal do Acre tem um trabalho sério e urgente a fazer neste começo de ano legislativo: contrapor-se ao lobby que alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, estão fazendo no Congresso para inviabilizar as Zonas de Processamento e Exportação (ZPE) que estão sendo instaladas em vários estados, incluindo a do Acre.
Como se vem divulgando, esses estados, que já são beneficiados por todo tipo de incentivos às suas indústrias, querem impedir que as ZPE,s ampliem sua participação no mercado nacional com a venda de seus produtos, segundo matéria que já havia sido aprovada pelo Congresso.
No caso do Acre, que já está com sua ZPE aprovada e pronta para o funcionamento, inclusive com a implantação de algumas indústrias, esse lobby exercido por paulistas, amazonenses e cariocas atingiria, em cheio, suas boas perspectivas de negócios futuros.
Daí a necessidade de uma mobi-lização imediata e vigorosa dos deputados federais e senadores para fazer valer direitos inalienáveis de quem precisa também de devolver seu processo de industrialização para garantir emprego e renda aos seus habitantes e, por conseguinte, a melhoria de suas condições de vida.
Devidamente aprovada, pronta para funcionar, seria um golpe inaceitável para o Acre qualquer empecilho que viesse a ser colocado por esses estados mais desenvolvidos contra sua Zona de Processamento e Exportação.