Com a inauguração ontem de novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais um centro cirúrgico no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), o Governo do Estado coloca o Acre, proporcionalmente, acima da média nacional.
Mas o que chama atenção no caso, como bem lembrou o governador Tião Viana, é que o local que já foi chamado de Titanic, onde, várias vezes, a imprensa registrava cenas horripilantes com ratos, baratas e sujeira convivendo com os pacientes, atualmente, se transformou em um local de excelência, garantindo melhor qualidade e segurança no atendimento não só dos pacientes, como aos médicos e funcionários.
Com essa reforma e a compra de equipamentos o centro cirúrgico dobrará sua capacidade com a instalação de mais oito leitos e quatro salas, tendo custado aos cofres do Estado cerca de R$ 3 milhões.
Como assinalou o ministro da Saúde, em telefonema ao governador no ato da inauguração, o Acre cumpre assim o que o Ministério da Saúde mais deseja, que é reduzir as filas para exames e cirurgias.
O importante ainda a se destacar é que com esse centro cirúrgico não só o rico, o privilegiado terão acesso a esse atendimento de excelência, mas toda a população, o que até há pouco tempo era privilégio de quem tinha condições de pegar o avião e viajar para outros estados.