X

Conselho autoriza realização de licitações para exploração de Gás Natural no Acre

 O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a realização da 12ª Rodada de Licitações de Petróleo e de Gás Natural, os 240 blocos exploratórios estão distribuídos em sete bacias e totalizam 168.348,42 quilômetros quadrados. Uma das bacias está localizada no Acre.

 O presidente do CNPE, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, afirmou que a rodada está prevista para novembro. Do total, 110 blocos estão nas Bacias do Acre, Parecis (MT), São Francisco (entre Minas Gerais e Bahia), Paraná (entre Paraná e Mato Grosso do Sul) e Parnaíba (entre Maranhão e Piauí). Os outros 130 blocos ficam nas Bacias do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas.

 O Acre concentra a segunda maior reserva brasileira de gás natural produzido a partir do xisto, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A exploração pode gerar milhares de empregos diretos e indiretos e altos investimentos na região.

 O Xisto é anunciado como uma alternativa menos poluidora do que o carvão mineral e com menor custo ecológico que o petróleo e os combustíveis vegetais. A Petrobras já tem um projeto para o aproveitamento do xisto brasileiro. O Acre possui a segunda reserva do país, que abrange ainda parte do Amazonas.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: