Pular para o conteúdo

Flaviano apresenta emendas para a LDO

 O deputado Flaviano Melo (PMDB) sugeriu  duas emendas na chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o setor de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária. As emendas visam garantir pesquisa , desenvolvimento e transferência de tecnologias para a agropecuária. O parlamentar, com isto, atende uma solicitação da Empresa Brasileira de Agricultura e Pecuária (Embrapa), que pretende conjugar  equilíbrio ambiental com atividade agrícola em empreendimentos nos diversos biomas brasileiros. De acordo com a Embrapa, a procura por esta harmonia  vem crescendo com uma taxa sem precedentes nos últimos anos.

 Os recursos, segundo o deputado, serão aplicados em ações e aportes  a fim de ampliar e complementar estudos sobre  técnica de monitoramento do uso da terra. E devem também incentivar novas opções e tecnologias para áreas de conservação em uso, áreas a serem readequadas ambientalmente e áreas de consolidação. A verba  deve estimular também estudos voltados à valoração destes sistemas.

 A demanda pelo equilíbrio entre preservação do meio  e agricultura, segundo a Embrapa, se deve aos  avanços científicos e ao crescente rigor à exportação de produtos agrícolas brasileiros que devem superar barreiras alfandegárias relacionadas ao meio ambiente. Essa iniciativa vem ainda  em resposta ao  aumento da consciência social quanto ao uso equilibrado da terra,  e  a preocupação dos poderes e da sociedade civil na formulação de políticas públicas que compatibilizem meio   ambiente  e produção agrícola. Para Flaviano, “são recursos em prol de uma causa (a conservação) e uma atividade  (a agrícola) absolutamente essenciais para o Brasil”.