Pular para o conteúdo

Acre vai ofertar 550 bolsas para pesquisa e pós-graduação em 2013

fapac gabinete ft arison jardim-2
O Acre vai ofertar 550 bolsas até o final deste ano para estudantes do ensino médio, graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores visitante sênior. Serão oito editais lançados até outubro e dois já estão disponíveis no site da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Acre (Fapac).

“Essas bolsas, que fazem parte de uma parceria entre o governo, Universidade Federal do Acre e Ministério da Ciência e Tecnologia, estão dentro da visão de desenvolvimento estratégico do Estado, de oportunizar o acesso à formação continuada, a pesquisa, principalmente nas áreas afins com o projeto de desenvolvimento do Acre. É um grande avanço, uma revolução que está acontecendo”, disse o governador Tião Viana.

O edital para 30 bolsas de doutorado, que já está disponível para acesso, faz parte do Programa de Doutorado para Docentes e busca contribuir para formação de novos grupos de pesquisa em áreas prioritárias. Os aprovados receberão uma bolsa no valor de R$ 2,2 mil mensais durante dois anos. Os interessados encontram mais informações no site www.fapac.ac.gov.br.

O outro edital aberto contempla bolsas para pós-doutorado e tem oferece 14 vagas em duas modalidades de acesso: doutores docentes e doutores que venham a desenvolver projetos de inovação tecnológica no ambiente de empresas, institutos ou centros de ciência e tecnologia sediados no Acre. Ou seja, empresas acreanas como a Peixes da Amazônia ou a Dom Porquito, que trabalham respectivamente com piscicultura e suinocultura poderão concorrer a uma das bolsas e trabalhar linhas de pesquisas voltadas para o desenvolvimento do Estado através da biotecnologia para o setor produtivo. As inscrições estão abertas até 29 de novembro deste ano.

“O objetivo é criar um ambiente acadêmico de pesquisa, de qualidade de ensino superior, vinculando a academia ao setor produtivo do estado. Uma das metas do governador Tião Viana é ter 100% de doutores nas instituições de ensino superior públicas e privadas do Estado e uma forma para atingir esse objetivo é fomento da pesquisa e graduação, oferta de bolsas de estudo, de vagas”, complementou o professor Pascal.

Além das bolsas o governador Tião Viana fará um esforço para oferecer trinta vagas para mestrado em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC. “A ideia é iniciar as aulas em janeiro e garantir a ampliação do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul, que é interesse do governo do estado”, explica o professor Pascal Muniz, da Fapac.

Através do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic) serão ofertadas 350 vagas para estudantes do ensino médio. Estudantes da graduação terão 187 vagas disponíveis, e os graduados interessados em mestrado terão 84 vagas para bolsas de estudo ainda este ano. (Tatiana Campos / Agência Acre)