Pular para o conteúdo

Na Secretaria de Aviação Civil, Perpétua discute situação do aeroporto de Rio Branco e aeródromos no Acre

perpetuaaviacao 
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) se reuniu na quarta, 18, em Brasília, com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para discutir as obras de reforma e manutenção dos aeródromos no Acre, as péssimas condições de manutenção da pista do aeroporto de Rio Branco e o início das obras da 2ª pista.

“Os pilotos reclamam ao serem escalados nos vôos para Rio Branco com receio, diante do estado de conservação da nossa pista. As empresas aéreas estão voando com capacidade reduzida de passageiros e estudam a possibilidade de retirar vôos diários para região diante dos riscos”, afirmou Perpétua.

 A deputada acreana apelou: “ministro, dada a urgência de se iniciar a 2ª pista de Rio Branco, para evitar uma catástrofe precisamos incluir essa obra no PAC, que tem regras diferenciadas para situações de emergência, além de recursos garantidos”, destacou.

 Outra preocupação foi com relação aos municípios de Jordão e Santa Rosa, que não tiveram os aeródromos incluídos na reforma a ser feita dentro do Plano Nacional de Aviação Civil. Perpétua Almeida, que esteve recentemente pousando no aeródromo de Jordão, afirmou ao ministro Moreira Franco que “a qualquer momento aquela pista pode ser fechada por falta de manutenção. Neste caso, o município, citado como um dos piores IDH do Brasil, ficaria completamente isolado”, esclareceu.

 O ministro Moreira Franco demonstrou preocupação e garantiu celeridade no acompanhamento dos pedidos. Moreira garantiu ainda: “vou precisar me empenhar pessoalmente para incluir a pista de vocês no PAC. Estarei atento, pois a reunião do Grupo Executivo de coordenação das obras do PAC está programada para o período de 23 a 27 próximos e queremos a inclusão da pista do aeroporto de Rio Branco”.