Quem foi ao estádio Arena da Floresta na noite de sábado, 5, assistiu a uma excelente partida de futebol entre o time do Montanhês, representando o Primeiro Distrito, e o Vila Jerusalém, representando o Segundo Distrito. O jogo fez parte da grande final do I Copão Comunitário de futebol, organizado pela prefeitura de Rio Branco.
O time da Vila Jerusalém venceu o jogo pelo placar de três a um. O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre prestigiou a grande final do campeonato, que teve apoio da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), da Associação Comercial, de empresários e também do Governo do Estado. O evento contou ainda com a ilustre presença do senador Aníbal Diniz e dos vereadores Roger Correa, Fernando Martins, Gabriel Forneck, Rose Costa, Roselane, Marcelo Macedo e Antônio Morais, além de diversas lideranças comunitárias, presidentes de bairros e a presença maciça da comunidade.
O Copão Comunitário foi o maior evento esportivo já realizado na história de nossa cidade, reunindo 91 equipes, e o prefeito Marcus Alexandre, durante o encerramento, lançou o desafio de fazer do Copão Comunitário uma tradição esportiva. Ao todo, 194 jogos foram realizados.
Além de incentivar o esporte, a prefeitura de Rio Branco fez questão de prestigiar todos os campos da cidade onde o futebol é praticado pelos moradores. Entre as sedes do I Copão Comunitário estavam o campo do Vidal, do Bacu, do Calafate, do Juventus, do Atlético Acreano, do Airton, além do próprio José de Melo.
O I Copão Comunitário foi dividido em cinco fases, sendo que na primeira foram conhecidos os campeões e os vices de cada um das sete regionais da cidade. As rodadas do Copão eram realizadas aos finais de semana e movimentaram as comunidades.
As semifinais foram realizadas entre as equipes do Montanhês e Custódio Freire e o outro jogo foi entre o Vila Jerusalém e o Seis de Agosto. Os jogos das semifinais também aconteceram no estádio Arena da Floresta através de uma importante parceria com o Governo do Estado.
O Vila Jerusalém sagrou-se campeão do Copão Comunitário e a associação dos moradores ganhou uma moto Biz KS 0 km, patrocinada pelo Grupo Star. Já a associação de moradores do Montanhês, ganhou uma TV de 42 polegadas ofertada pela Paranorte, além de troféus e medalhas. Todos os prêmios foram gentilmente cedidos pelos empresários que, desde o início do campeonato, apoiaram a iniciativa da prefeitura.
Musa do Copão – No intervalo do jogo entre o time do Montanhês e do Vila Jerusalém, aconteceu a escolha da musa do Copão Comunitário. No início da competição, todas as 91 equipes apresentaram uma garota para representar o bairro e disputar o título da competição. Treze foram selecionadas por uma comissão julgadora.
Nas semifinais, as participantes participaram de mais uma seletiva e cinco garotas foram selecionadas. Neste sábado, a representante do bairro Santa Helena, Aline Souza, foi escolhida por unanimidade, como a grande musa do I Copão Comunitário da prefeitura de Rio Branco.
As outras finalistas do concurso Musa do Copão eram Andressa Silva, do bairro Wanderlei Dantas, Ana Clara, do bairro Vila Jerusalém, Maria Luciana, do bairro Jorge Lavocat e Jéssica Cavalcante, do bairro Defesa Civil. (Ascom PMRB)