Pular para o conteúdo

Acre recebe mais 30 médicos do programa do governo federal

 Os 30 médicos vindos de países como Cuba, Bolívia e Peru, chegaram no último final de semana, iniciaram uma capacitação oferecida pelo Ministério da Saúde. O treinamento vai até quinta-feira, 31. Nesse período, os profissionais irão conhecer o funcionamento da atenção básica de saúde pública do Acre e, no dia primeiro de novembro, serão encaminhados para os locais onde irão trabalhar.

 Entre os profissionais, a acreana Cibele Cristina Cunha, comemora o retorno para casa. “Comecei o curso de medicina em Cuba e após dois anos fui para a Espanha, país onde conclui a graduação em 2008”, confirma. A médica trabalhou em hospitais espanhóis e em Portugal, onde morou quatro anos.

 Cibele conta que sempre sonhou em regressar ao Acre para trabalhar perto da família. “Vou trabalhar em Rio Branco. Sempre quis voltar para casa e para minha família. Não troco esse Acre por Europa nenhuma. É a realização de um sonho”, destacou.

 Cibele Cristina e os outros 29 médicos que chegaram ao Acre, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vão para suas locações no interior a partir da sexta-feira (1). “Eu acredito muito nesse projeto, acho que a gente pode colocar o nosso grão de areia e ajudar a população”, declara Cibele.

 Dos 30, 17 seguirão para os municípios de Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Tarauacá. Segundo a secretária municipal de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina Chaves, é uma satisfação poder contar com o apoio do programa Mais Médicos.

“Estamos esperançosos quanto à ajuda desses profissionais que irão trabalhar diretamente com a população na atenção básica, pois serão 13 médicos trabalhando aqui na capital com o programa Saúde da Família”, confirma a secretária.

Mais Médicos: locais de atuação no Acre

Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Distrito Sanitário Especial Indígena, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Rio Branco.

Fotos/Odair Leal

maismedicosac1

maismedicosac2