A importância do resgate da paisagem é fundamental para que Rio Branco seja vista como uma cidade ainda mais limpa e organizada. Assim, o município só tem a ganhar com o projeto de lei municipal ‘Rio Branco Mais Limpa’. O projeto disciplina anúncios publicitários, imobiliários, indicativos e especiais por toda a cidade.
Para discutir a proposição e ouvir os empresário e agências de publicidade, a Fecomercio/AC realizou uma reunião na terça-feira (15) com representantes da prefeitura. Caso o projeto seja aprovado, o interesse comum de ter uma cidade mais limpa e com menos poluição visual deverá ser respeitado.
“A lei mostrará o respeito pelo espaço urbano, pelo patrimônio histórico e pela integridade das edificações. Mas, para isso, é preciso que tudo esteja muito claro para os empresá-rios e o mais importante: não gere nenhum tipo de custos para a classe”, declarou o presidente da Fecomercio/AC, Leandro Domingos.
O vereador Gabriel Forneck esclareceu que o interesse da prefeitura é que a Capital não se torne uma cidade ainda mais poluída visualmente. “Não é nosso interesse impedir os empresários de trabalhar, muito pelo contrário, queremos que vendam ainda mais, mas precisamos conter os exageros”, disse.
O advogado e jornalista Alberto Bardawil foi bem enfático ao afirmar que esse é um passo importante, mas algumas questões precisam ser observadas. “Um item que deve ser levado em consideração é a questão dos outdoors, em que o projeto estabelece apenas a quantidade de 350 para toda Rio Branco. Como será feita a distribuição entre as empresas? Tudo isso precisa ser muito bem esclarecido”, destacou. (Ascom Fecomercio/AC)