Entre tantos desafios, avanços e problemas encarados nos últimos anos, a melhor coisa que segue acontecendo no Acre é a mudança na educação.
Uma corajosa decisão política do início dos governos da Frente Popular elevou de patamar a importância da educação, colocada em posição fundamental para um projeto de desenvolvimento sustentável.
Foi um forte impacto o desmonte da estrutura eleitoreira a que fora diminuída a Secretaria de Educação por inquilinos como um certo Alércio Dias. Da água suja para o vinho foi a mudança que veio com a chegada do secretário Binho Marques, logo nos primeiros dias do Governo de Jorge Viana.
A valorização dos trabalhadores da educação se traduz no respeito às aspirações profissionais, aos sindicatos, ao plano de carreira e ao calendário salarial. A conquista de formação superior para todos os professores é digna de orgulho.
Uma bela rede escolar, democracia e dinheiro direto na escola, tecnologia, computadores e tablets, inovações como o Instituto de Línguas – tudo isso e muito mais participação da comunidade escolar tirou o Acre das últimas para as mais altas posições nas avaliações do Ministério da Educação.
Mas os desafios se renovam e na sociedade do conhecimento é preciso inovar, reinventar, abrir a cabeça cada vez mais. Mais que nunca, só se vai ao futuro pelo caminho da Educação. Essa a mensagem que o governador Tião Viana passa agora com atitudes como o fortalecimento dos quadros da educação por concurso para 2.599 postos de trabalho em diversos segmentos da vida escolar.
O Governo do Acre trabalha para que nossas crianças e jovens tenham qualidade de ensino na escola pública. Mas educação é um processo de mão dupla, ou seja, alguém precisa oferecer os meios a quem deve estudar e quem estuda precisa querer aprender. Desse ponto em diante, o dever de educar já não é apenas do Estado. Pais, família, sociedade – todos nós precisamos mostrar à juventude que educação é uma conquista pessoal, única e determinante para o futuro de cada um e de todos.
* Gilberto Braga de Mello é jornalista e publicitário.
E-mail: [email protected]