25 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

25 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre volta ao horário antigo em meio a insatisfação de muitos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/11/2013 - 16:21
Manda no zap!CompartilharTuitar

Fuso - OL 6Pronto! O Acre desde domingo, 10, voltou a ter o antigo horário. Agora são 3 horas de diferença em relação a Brasília. Apesar de algumas reclamações por conta da mudança, a rotina deverá permanecer a mesma, já que escolas, bancos e funcionalismo público não sofreram alterações no horário, pelo menos até o final do ano.

A principal reclamação sobre a volta do horário é a adaptação à nova rotina. A servidora pública Júlia Gomes acredita que a vontade popular está sendo respeitada, mas admite que já estava adaptada ao novo horário. “Essa decisão demorou muito. As pessoas já estavam acostumadas com esse horário. Agora vamos ser obrigados a nos acostumar novamente. Será um transtorno com toda certeza”, lamenta.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Acre, existe uma previsão de mudança, mas só após o fim do horário de verão no ano que vem. Até lá, o atendimento continuará sendo feito, das 8h às 13h. O que vai reduzir é o horário de trabalho interno, mas as agências irão manter o mesmo atendimento aos clientes, confirma.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (SEE/AC) afirma que o horário escolar não sofrerá alterações até o fim deste ano letivo, exceto a cidade de Cruzeiro do Sul. A decisão veio após verificar o andamento do ano letivo de 2013, que se encontra no 4º bimestre escolar.

Após vários debates entre a classe escolar, uma mudança repentina na atual rotina dos funcionários e dos estudantes poderia prejudicar e gerar desconfortos para os colégios e para as comunidades escolares.

Comércio sem mudanças
Comerciantes acreditam que a mudança não trará benefícios. E o aumento da diferença de horário em relação a Brasília exige maior organização dos empresários nas transações. Apesar disso, o comércio deverá acompanhar a decisão de não alterar o horário, assim como o funcionalismo público, confirma o presidente da Acisa, Jurilande Aragão.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio do Acre (Fecomercio), Leandro Domingos, o setor comercial já estava adaptado ao horário vigente no Estado.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Voltar ao horário antigo é um retrocesso danoso às relações comerciais entre as empresas do Acre e do resto do Brasil, que voltarão a conviver com 2 horas de diferença e, no horário de verão, com 3 horas. Com certeza, esta mudança não atende aos anseios do setor produtivo do Estado”, confirma o presidente da Fecomercio/AC.

Motivo da mudança de horário
No dia 31 de outubro a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.876/2013, que alterou o Decreto 2.784/1913, para restabelecer os fusos horários do Acre e de parte do Amazonas, até então reduzidos para 1 hora pela Lei 11.662/2008, de autoria do então senador e hoje governador Tião Viana.

O referendo feito em outubro de 2010 apontou que 56,8% da população preferiu atrasar os relógios em 1 hora e, assim, ficar a 2 horas de diferença de Brasília, sem o horário de verão.

Com a sanção da lei, Acre e a parte do Amazonas que fica a oeste da linha que parte de Tabatinga/AM segue até Porto Acre/AC, voltam a ter 2 horas a menos que Brasília. Mas, como atualmente o Brasil está com o chamado horário de verão, esta diferença sobe para 3 horas. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Olha a pauta

Próxima Notícia

Moradores do Tangará ganham praça revitalizada

Mais Notícias

Foto: Cedida
5º destaque

Frei Clodovis Boff lança livro no Acre e clama por uma teologia não ideológica

24/08/2025
Foto: Arquivo
3º destaque

População do Acre envelheceu e cresceu mais de 10% em 12 anos, revela IBGE

24/08/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Estudantes do Ifac são os únicos aprovados no Acre para fase final da Olimpíada Brasileira de Química

24/08/2025
Foto: Andeson Leite/ SEASDH
Destaques Cotidiano

Em Tarauacá, Juntos Pelo Acre entrega 1000 kits de roupas e oferta diversos serviços assistenciais

24/08/2025
Foto: Anne Nascimento
4º destaque

Sérgio Souto celebra 45 anos de carreira e reafirma identidade acreana na música

24/08/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
Destaques Cotidiano

No Acre, entidades sem fins lucrativos podem contratar 100 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

24/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Moradores do Tangará ganham praça revitalizada

Shopping Popular: projeto concorre ao Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre