Pular para o conteúdo

Shopping Popular: projeto concorre ao Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

shoppingp 
O Centro Popular de Compras de Rio Branco, conhecido como Shopping Popular, é 1 dos 2 projetos acreanos concorrendo ao 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A convite do consultor Sandro Salvatore, o prefeito Marcus Alexandre expôs os pontos inovadores do Shopping Popular. O principal, disse o prefeito, é a forma com que o processo vem sendo encaminhado.

 A relação com os envolvidos, a Comissão de Transparência e a participação do Sebrae na capacitação dos comerciantes e no acompanhamento do projeto são elementos de inovação. “Há projetos semelhantes em outras cidades e no nosso a diferença é o modo de fazer”, disse o prefeito.

 Participaram da reunião o superintendente do Sebrae, João Fecury; o vereador Marcelo Macedo, representante da Câmara Municipal na Comissão de Transparência; técnicos e gestores da Prefeitura de Rio Branco e do Sebrae; e os representantes dos permissionários, Edi Celular e Antônio Carlos “Juruna”, este presidente do Sindicato dos Camelôs de Rio Branco.
Realizado de dois em dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos e administradores regionais de todo o País e é um instrumento para firmar o tema do desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.

 Com o Prêmio Prefeito Empreendedor, o Sebrae pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios.

 O Shopping Popular deve ter sua obra iniciada em dezembro, logo após a conclusão do processo de licitação pública. Neste final de ano, a Prefeitura implantará iluminação especial no Calçadão da Benjamim Constant, por onde passam milhares de pessoas.

 Para avaliar melhor o projeto, Sandro Salvatore, um dos criadores do Prêmio Prefeito Empreendedor, visitará o local de construção e entrevistará envolvidos. Neste primeiro momento, ele avalia o Shopping Popular com condições de participar do certame.
 
Para ser inovador, projeto tem de ter parcerias

 Projeto de R$17,3 milhões, o Shopping Popular terá cerca de 450 boxes divididos em 3 andares e será construído ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 boxes no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no 2º piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento será erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.

 Na exposição do projeto no Sebrae, Marcus Alexandre destacou o empenho dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana e a parceria do governador Tião Viana para a aprovação do projeto de construção do shopping até a contratação do convênio e liberação dos recursos, mas especialmente a participação das partes envolvidas no detalhamento do projeto.