Pular para o conteúdo

Fenômeno no céu de Rondônia chama atenção dos acreanos nas redes sociais

Halo solar 2  - FOTO Isvangela Lima
Olhar para o céu se tornou praticamente indispensável para os vizinhos do Acre na manhã de ontem. Em Rondônia, um fenômeno no ar chamou a atenção de muitas pessoas e logo fotos da curiosidade se espalharam pelas redes sociais.

O sol aparecia circulado por um tipo de arco-íris, que provocava sombras diferentes. Entre os comentários mais engraçados e radicais na internet estavam os que se referiam ao ‘apocalipse bíblico’.

Na verdade, o fenômeno nem é tão raro assim. Já aconteceu várias vezes no Acre. O nome científico é halo solar.

De acordo com o professor de física e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca Duarte, o fenômeno é provocado por nuvens altas.

“Essas nuvens, localizadas na parte superior da troposfera, são formadas por pequenas partículas de cristais de gelo. A interação da luz solar com essas partículas provoca os fenômenos de reflexão, refração, dispersão, interferência e difração. Disto resulta a propagação da luz em direções diferentes e com velocidades diferentes revelando as muitas cores que caracterizam o arco-íris, resultante da decomposição da luz branca. Este arco-íris, quando formado em torno do disco solar (halo solar), mostra a forma circular com uma sequência de cores que vai do vermelho para o azul (a luz que se dispersa menos está na parte interior do halo e a luz que se dispersa mais na parte exterior)”, explica. (Foto: Isvangela Lima)