Pular para o conteúdo

Acre ganha destaque no livro de Ana Luiza Trajano sobre culinária brasileira

Ana Luiza Trajano 1Apaixonada pela arte culinária desde menina, a chef do restaurante Brasil a gosto, Ana Luiza Trajano, percorreu o Brasil de ponta a ponta durante 10 anos, investigando os ingredientes usados na culinária nacional, o preparo dos alimentos, os utensílios utilizados e identificando a importância cultural de cada prato. O resultado desta pesquisa está compartilhado em Car dápios do Brasil, obra trilíngue  (português, inglês e francês) que traz 47 receitas interpretadas pela chef, um glossário fotográfico com registros de 167 ingredientes típicos do país e um capítulo que revela o processo de produção de 22 tipos de alimentos. Com selo da Editora Senac São Paulo, a publicação tem fotos de Alexandre Schneider e prefácio da antropóloga Paula Pinto e Silva.

Organizado em 3 partes distintas, receitas, glossário e processos, o livro apresenta 15 cardápios especiais, servidos pelo restaurante em seus 7 anos de existência. Com apresentação em ordem cronológica e sempre acompanhados por relatos das viagens e pesquisas necessárias para a sua concepção, os menus, com receitas de pratos doces e salgados, contemplam os estados do Maranhão. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Acre, entre outros, além das regiões do Pantanal e Cerrado.

Glossário – Em seguida aos capítulos de receitas, 44 páginas do livro dedicam-se a um glossário fotográfico de 167 ingredientes brasileiros. Longe de ser definitivo, ele relaciona apenas os produtos mais usados no Brasil a gosto ao longo de seus sete anos. Acompanhadas da imagem de cada item, há informações que reúnem os nomes populares, o nome científico, as regiões do país em que cada um é mais consumido e os usos mais frequentes de cada ingrediente. Só de feijões, há onze tipos, além de dez variedades de farinha, 22 peixes e frutos do mar e sete pimentas – sem contar a pimenta-de-macaco, na verdade uma semente aromática, que deve ser moída para temperar uma série de pratos, como a receita da Brevidade incluída no livro. Do A de abacate ao V de vinagreira, o glossário trata de carnes, legumes e verduras, grãos e sementes, castanhas, laticínios e frutas, entre outros tipos de alimentos. (Ticiana Neves / Comunicateca)