Pular para o conteúdo

Decoração natalina começa a se espalhar pelos pontos turísticos de Rio Branco

az três anos que o operário Ociris Soares atua na decoração de Natal em RioBranco. Foto Gleilson Miranda SecomDesde o dia 4 deste mês, cerca de 70 operários sobem e descem andaimes e escadas para deixar a capital acreana mais bonita. É que o Governo do Acre está contagiado pelo período natalino e já começou a instalar a decoração deste ano, cujo projeto é assinado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. O tema são os 25 anos de legado do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 22 de dezembro de 1988.

Os tradicionais “anjos da guarda” cedem espaço para elementos estilizados, que reforçam a identidade amazônica e fazem alusão à floresta, como folhas, sementes de seringueira e borboletas. O tom mais explorado é o verde, mas os 22 mil metros de mangueira de LED possuem uma variedade de cores, além das cortinas que iluminam lugares estratégicos da cidade. Tudo apoiado em sólidas estruturas metálicas.

“Utilizamos, ainda, 70 refletores para destacar a decoração”, explica Mara Portela, da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O Parque da Maternidade, o Mastro da Bandeira, a fachada da Gameleira e o Palácio Rio Branco são alguns dos pontos contemplados. Locais que Ociris Soares, auxiliar de serviços operacionais diversos, conhece muito bem.

Há três anos, ele é um dos trabalhadores responsáveis por deixar a cidade decorada para o Natal, função que traz orgulho e compensa o esforço de trabalhar sob o forte sol. “A gente vem com a família todinha, reúne, tira foto do trabalho e mostra para eles em que parte ajudou e como funciona. E aí todo mundo curte”, relata. A inauguração deve ocorrer no dia 2 de dezembro, mas, até lá, os testes de iluminação ocorrem rotineiramente. (Célis Fabrícia e André Gonzaga / Agência Acre)