Pular para o conteúdo

Dançando no Ritmo adapta espetáculo O Quebra Nozes para o público acreano

Quem gosta de espetáculos natalinos deve acrescentar na agenda o balé repertório ‘O Quebra Nozes’, que será realizado pela Escola Dançando no Ritmo, de 12 a 15 de dezembro, a partir das 20h, no Teatrão, em Rio Branco.

Mais de 200 alunos participam do evento e estão ensaiando desde abril deste ano para os dias de espetáculo. Este será o 17º grande evento da escola, que envolve desde crianças de 3 anos até a fase adulta.

Os cenários e o figurino já estão prontos, garante a coreógrafa, bailarina e proprietária da escola, Lilian Pinho. “O espetáculo foi criado pelas grandes companhias. Peguei o balé e tirei as principais danças, que não são minhas, e adaptei com a nossa realidade. Com isso, coloquei coreografias criadas por mim”, explica.

Há 17 anos a Escola Dançando no Ritmo realiza um trabalho voltado para a arte da dança. Os espetáculos no fim de ano já se tornaram tradição em Rio Branco. “Nosso público é garantido. Todo ano a gente oferece o balé genuíno, feito com muita técnica e fruto de muito trabalho. Em 2013, complementaremos com os estilos de jazz e sapateado. O público pode esperar um balé clássico, simples e belo, com coreografias do próprio repertório e uma história belíssima. Trata-se de um espetáculo romântico e grande, sem ser monótono. A plateia ficará sempre com gostinho de quero mais”, garante a coreógrafa.

O espetáculo natalino ‘O Quebra Nozes’ foi apresentado no palco pela 1ª vez em 1892, no Teatro Marrinsky, na Rússia. O compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky é o responsável pela criação da obra. O enredo transcorre no século XIX e tem como cenário a Europa Oriental.

O espetáculo interpreta a história de Clara, uma menina que se encanta com a figura de um quebra-nozes semelhante a uma pessoa, tanto que pede o objeto de presente ao padrinho. O afeto dela pelo brinquedo é tão forte, que certo dia a pequena sonha com ele.

Durante o sonho, Clara vê o objeto no meio de ratazanas enormes. De forma mágica, a casa dela se transforma numa floresta com árvores imensas. O brinquedo de repente é um menino vestido de soldado, que comanda um grande exército, que entra em conflito com os roedores.

Os soldados vencem a batalha e o bosque se transforma em uma linda estufa de inverno. Já o antigo quebra-nozes se torna um príncipe, que, junto com Clara, via-jam para o Reino das Neves e para o Reino dos Doces.

Ao acordar, a menina fica triste, pois percebe que tudo havia sido um sonho. Mas fica surpresa ao ver que o sobrinho de seu padrinho é o quebra-nozes do sonho.

Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada), na própria escola, localizada na Rua Manoel Cezário, bairro Capoeira, e na Dorinha Estética e Beleza, em Rio Branco. Os telefones para mais informações são: (68)3223-1132 e (68) 3228-9454.