X

Senador Aníbal Diniz inclui ferrovia transcontinental na LDO de 2014

O senador Aníbal Diniz (PT/AC) destacou a aprovação, pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso, de 2 emendas de sua autoria à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014. A primeira garante que a Ferrovia Transcontinental EF-354 chegue até o Acre com a construção de um trecho entre Lucas do Rio Verde/MT e Cruzeiro do Sul/AC. A segunda destina-se à construção da ponte sobre o Rio Madeira.

Para Aníbal Diniz, a aprovação das emendas definidas na LDO constitui uma vitória do povo do Acre, pois são obras importantes e estratégicas para o desenvolvimento da região. Afinal, é na lei de diretrizes que o governo trabalha suas prioridades para 2014.

“Esta emenda está baseada no fato de o transporte ferroviário brasileiro atravessar um período de revitalização em sua participação nos outros modais utilizados no país. O governo decidiu criar órgãos que sejam responsáveis pelo desenvolvimento do setor. Com as privatizações, o modal ferroviário passou a crescer de forma significativa, porém ainda pequena”, ressaltou o senador acreano.

Após a conclusão, a Transcontinental terá um percurso de 4.400 km. Atualmente, será construído o trecho que liga o Litoral Fluminense/RJ até Lucas do Rio Verde/MT. A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, executará as obras. O custo estimado é de R$ 6,4 bilhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e II).

O prolongamento da Ferrovia de Lucas do Rio Verde (MT) até a localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira do Acre com o Departamento de Ucayalli, no Peru, está na pauta dos governos da região Norte. A intenção é que a estrada de ferro siga até Tingo Maria, já em solo peruano. Diniz destacou a importância da ferrovia.

 “A estratégia é dispor de um eixo ferroviário viável para a exportação dos produtos amazônicos (farinha, castanha, borracha e produtos florestais certificados madeireiros e não madeireiros) e do Centro-Oeste brasileiro (grãos e outros produtos ligados ao agronegócio), via portos do Pacífico. Em contrapartida, importaremos fosfato, cobre, insumos e cimento para o Acre, que não dispõe de minérios e matéria-prima para construção civil, importante atividade econômica no Estado”, destacou o senador.

Ponte do Madeira – A 2ª emenda aprovada inclui no Anexo de Metas e Prioridades a construção da Ponte do Rio Madeira, na BR-364. A construção da ponte tem sido defendida pelo senador Aníbal no plenário do Senado e em reuniões com o Governo Federal.

Atualmente, o Acre é o único Estado que não possui ligação rodoviária com os demais estados do país. O acesso é restrito à travessia por balsa no Rio Madeira, na BR-364, o que prejudica o desenvolvimento do Estado no período de seca. “A baixa do nível de água acarreta o encalhamento das balsas e dos veículos náuticos em bancos de areias ao longo do leito do rio. Com isso, temos um congestionamento de carros e caminhões, horas de atraso no abastecimento e, corriqueiramente, o desabastecimento do Estado”, explicou o senador Aníbal.

“A construção da ponte sobre o Rio Madeira beneficiará todo o Brasil, já que dará acesso aos países vizinhos, permitindo a ligação do Brasil com Oceano Pacífico por meio da Rodovia Transoceânica”, acrescentou.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO, PLN 2/13) para 2014 deverá ser votada em 19 de novembro, logo após os vetos presidenciais a projetos de lei do Congresso. (Foto: Agência Senado)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: