Pular para o conteúdo

Dilma tem 43%, Aécio, 14%, e Campos, 7%, indica pesquisa Ibope

dilma43 
Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (18) aponta que a presidente Dilma Rousseff tem 43% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), considerado atualmente o cenário mais provável da disputa.
Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 7%, segundo o Ibope. As opções por voto nulo ou branco acumulam 21%. Outros 15% disseram não saber em quem votar ou não responderam.

 Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope e divulgada no dia 24 de outubro, Dilma tinha 41%, Aécio, 14%, e Campos, 10%.

 Dilma também venceria no primeiro turno nos cenários em que são incluídos pelo PSB  Marina Silva e pelo PSDB, José Serra.

 O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 7 a 11 de novembro em 142 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 Cenário com 5 candidatos – O Ibope também testou um cenário com 5 candidatos, sendo 2 deles do PSB e 2 do PSDB. Trata-se de uma hipótese impossível de ocorrer, já que o prazo para se filiar a um partido ou trocar de legenda se encerrou no dia 5 de outubro, e só é possível um candidato por partido. Dilma teria 37%, Serra 14%, Marina 12%, Aécio 9%, Eduardo Campos 4% e brancos e nulo 14%, os que não souberam responder somaram 10%.

Nas simulações de 2º turno, Dilma venceria todos os demais adversários. Dilma ficaria acima de 44% contra menos de 25% de cada um, nome por nome.