Pular para o conteúdo

Senado aprova empréstimo de US$ 250 milhões junto ao Bird para o Acre

Como resultado de um esforço conjunto dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e com o apoio de diversos parlamentares, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 4, autorização para que o estado do Acre assine empréstimo de US$ 250 milhões com o Banco Mundial (Bird). O empréstimo, que terá o aval da União, vai garantir recursos destinados a um conjunto de políticas públicas para o Acre. O Bird realizará os desembolsos em até 2 anos, não exigindo contrapartida financeira do Estado.

Os senadores acreanos destacaram que os bons resultados da administração do Acre qualificaram o estado a obter o empréstimo. “A autorização é uma prova inequívoca de que o Acre tem cumprido sua tarefa no sentido de manter o equilíbrio fiscal”, afirmou Aníbal.

Jorge Viana levou ao Plenário o agradecimento do governador do Acre, Tião Viana, e afirmou que os recursos servirão para ampliar a inclusão social e criar as condições para o fortalecimento da economia no Estado.

“O Acre só está tendo essa operação de crédito porque se organizou financeiramente. Para conseguir uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, é preciso vencer obstáculos quase intransponíveis. Por isso, parabenizo toda equipe governador Tião Viana e agradeço o apoio do Governo Federal para que o Acre reúna condições de seguir ajudando seu povo. Esse projeto vai ajudar a ampliar o processo de inclusão social do Acre, modernizar mais o Estado e criar condições para que nossa economia se fortaleça”, declarou o vice-presidente do Senado.

Vários parlamentares presentes ao ato de votação fizeram questão de parabenizar e reforçar o apoio ao Acre. De acordo com o secretário de Planejamento do governo, Márcio Veríssimo, o Estado tem uma situação fiscal bastante favorável e isso permite com que a cada ano o Estado venha ampliando seus investimentos. (Assessoria Parlamentar)