Pular para o conteúdo

Governo do Estado dará ‘folgas’ nas escolas para a 1ª fase do Brasil, na Copa, e férias na 2ª fase, em 2014

A Copa do Mundo no Brasil deve parar o país no próximo ano. E nas escolas a história não será diferente. A prefeitura de Rio Branco anunciou que antecipará em 22 dias o final do 1º semestre do seu ano letivo em 2014, começando as aulas no dia 3 de fevereiro e terminando em 30 de maio. O retorno será no início de julho. O motivo é simples: para que os 22 mil alunos, além dos funcionários, das 76 escolas da rede municipal de ensino possam assistir a copa nas férias.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), também dará uma ‘folguinha’ para os dias dos jogos da Seleção Brasileira. Mas o esquema será um pouco diferente do que foi elaborado pela prefeitura. Ao todo, se seguir até a final, o Brasil deve fazer 7 jogos. Na 1ª fase, o time de Felipão jogará nos dias 12, 17 e 23 de junho. Já a chamada fase de ‘mata-mata’, o Brasil jogará entre os dias 28 de junho até 13 de julho (data da grande final).

No calendário da rede estadual de Ensino, a secretaria estipula que o ano letivo começará no dia 17 de fevereiro (antes disso, as matrículas dos alunos que já estão na rede de ensino serão entre os dias 6 a 10 de janeiro; e a dos novos alunos serão feitas entre os dias 13 a 17 de janeiro). O término do 1º semestre do ano letivo será apenas no dia 30 de junho. Isto é, vai coincidir com todos os 3 jogos da 1ª etapa da Seleção Brasileira no Mundial e com o 1º jogo do Brasil nas oitavas de final.

No entanto, a SEE já marcou no seu calendário que, nos dias dos 3 jogos do Brasil no torneio, respectivamente os dias 12, 17 e 23 de junho, não haverá expediente nas escolas. Serão dias considerados de ‘recesso escolar’. Nas oitavas de final, o Brasil deve jogar ou no dia 28 de junho (se ficar em 1º no seu grupo) ou no dia 29 de junho (se ficar em 2º). Só que ambos os dias serão um sábado e um domingo, portanto, não haverá aulas.

A partir do dia 30 de junho, os alunos da rede estadual terão 2 semanas de férias. E devem voltar às aulas para o 2º semestre do ano letivo apenas no dia 14 de julho, uma segunda-feira, 1 dia depois da final da Copa.

As aulas do 2º semestre deverão durar até as vésperas do Natal, no dia 23 de dezembro.

Em função da Copa do Mundo, o 1º semestre do ano letivo terá apenas 85 dias de aula, enquanto o 2º semestre terá 115 dias (ou seja, 30 dias a mais). Assim, o calendário para 2014 das escolas estaduais somarão os 200 dias letivos que devem ser cumpridos todos os anos.