2 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Tião entrega últimos quilômetros da BR-364 no trecho do Rio Gregório, entre Tarauacá e Cruzeiro

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
24/12/2013 - 20:14
Manda no zap!CompartilharTuitar

TIAOgregorioNada melhor do que fechar o ano com um grande objetivo alcançado. O governador Tião Viana entregou, na tarde da última sexta-feira, dia 20, os últimos quilômetros asfaltados da BR-364, no trecho do Rio Gregório, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Anos antes, tal pedaço era um dos mais críticos da estrada. Agora, em pleno inverno amazônico, as obras do percurso ficaram prontas, garantindo a total trafegabilidade nos 230 km entre os dois referidos municípios do Juruá.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Na cerimônia de entrega dos 10 últimos km do trecho do Rio Gregório, o governador discursou diretamente aos trabalhadores da BR e seus familiares. Ele resumiu o esforço empregado nos trabalhos para a construção da estrada e o sentimento deles de dever cumprido. Primeiro, Tião falou sobre como as obras foram difíceis ao longo dos últimos 3 meses (desde setembro eles trabalham intensamente na BR-364). Em segundo lugar, Tião garantiu 2 compromissos para a estrada em 2014: fazer os reparos necessários e garantir boas condições dela para o futuro.

“Tenho que aplaudir o trabalho de todos vocês, que tornaram os nossos sonhos com a estrada em realidade. Se me perguntassem a quem eu mais me curvaria em 2013, eu diria que a todo o povo acreano. Mas, se me pedissem para ser mais específico, eu responderia que aos trabalhadores da BR-364. Estamos entregando um trecho complexo e seguiremos o inverno inteiro trabalhando nesta estrada. Hoje eu sei que o mais o difícil da BR já ficou pra trás”, disse Tião, ovacionado.

Seguindo o raciocínio do governador, veio o major Oliveira, militar que trabalhava na segurança de Tião Viana e arcou com o desafio de ir supervisionar as obras da estrada no acampamento dos trabalhadores no Gregório. Oliveira contou que os 80 homens que trabalharam no local nos últimos 2 meses travaram uma verdadeira batalha para finalizar os 87 km de estrada que precisavam de reparos. “E saímos vitoriosos nesta batalha. A estrada trouxe vida à comunidade do Gregório. Agora não vamos mais parar. Em janeiro, faremos a recuperação total da estrada”.

Acompanhando a agenda, o ex-prefeito de Rio Branco e atualmente no gabinete do governador, Raimundo Angelim, disse que a presença de Tião Viana nas obras foi o diferencial para que elas saíssem do papel e mudassem a realidade do Gregório. Filho orgulhoso de Tarauacá, Angelim disse que esta é a vez que ele mais viu o Deracre trabalhando na BR-364. “O governador veio 23 finais de semana para fiscalizar os trabalhos. Sem a figura dele, não estaríamos nesta etapa”.

Finalizando os discursos, o deputado Jonas Lima e o militante petista Leo Brito ressaltaram a importância do apoio parlamentar para a conclusão desta 1ª fase da estrada, enquanto o padre Leôncio Asfury abençoou o trabalho feito na estrada, ressaltando que ela está transformando Tarauacá. “Estas obras foram um gesto de amor e de solidariedade do governo. A BR podia ter ficado pronta há muito tempo, mas outros governos não fizeram. Saí daqui com 7 anos e agora vejo um povo diferente, mais próspero e feliz”, relembrou Asfury.       

A comunidade também teve voz. O trabalhador Raimundo Nonato Souza disse estar muito feliz e agradecido ao governo por lhe oportunizar a chance de ajudar na estrada. “Sei que fizemos uma obra que ficará marcada para sempre no coração da nossa comunidade. Fazer parte disso é uma honra pra nós”. Já a diretora Helen Calixto, diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisco Napoleão de Araújo, o Acre nunca viu uma obra igual a esta da BR. “Não acreditávamos, mas esta estrada ficou bem melhor do que muitos imaginaram”, comentou ela.

O vice-prefeito de Tarauacá, Chagas Batista, comentou que a comunidade teve um sonho para sair da lama e parar de atravessar o caminho até Cruzeiro do Sul de balsa. Este sonho foi a estrada. E ela deu horizontes maiores para a população do município. “Achávamos que este sonho da BR-364 era impossível. E agora estamos o realizando. O Gregório está virando um polo de desenvolvimento à beira da estrada e hoje temos na cidade transporte público garantido, postos de saúde, planos de manejo e coleta de lixo”, destacou ele.  

No acampamento dos trabalhadores no Rio Gregório, há detalhado todo o material que já foi recebido para as obras. De cimento, foram recebidos 7.735 sacos, dos quais 7.079 sacos já foram consumidos e 656 estavam estocados. De brita um, 4.267,93 m³ já haviam sido recebidos, dos quais 3.573m³ já haviam sido usados e 694,93m³ ainda estavam em estoque. Já da chamada ‘brita zero’, 2.139m³ já foram recebidos e 1.760m³ foi usado. De diesel, 150 mil litros, dos quais 141 mil litros foram consumidos. De pó de brita, 130,77 m³ foram comprados e ainda serão utilizados ao longo das obras, no decorrer de 2013.


Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Homenagens fecham a programação dos ‘25 Anos Chico Mendes Vive Mais’

Próxima Notícia

Funcionário do TCE passa 20h preso às ferragens de carro, após acidente

Mais Notícias

Bebê Aurora Maria é extubada e apresenta melhoras: “ela é muito forte”
2º destaque

Bebê Aurora Maria é extubada e apresenta melhoras: “ela é muito forte”

01/07/2025
Rascunho automático
5º destaque

Luiz Carlos, do Raça Negra, chega em Cruzeiro do Sul para abrir Expoacre Juruá 2025

01/07/2025
Funcionário de supermercado é denunciado pelo MPAC por injúria racial contra cliente negro em Rio Branco
3º destaque

Funcionário de supermercado é denunciado pelo MPAC por injúria racial contra cliente negro em Rio Branco

01/07/2025
Com 9,6 mil casos suspeitos, Ministério da Saúde vai enviar 47,5 mil testes rápidos de dengue ao Acre
4º destaque

Acre segue entre os três estados com maior incidência de dengue no país

01/07/2025
Biguinho Sensação abre a programação de shows da Expoacre com grande público em Rio Branco
Geral

Governo faz alerta sobre a venda de ingressos e camarotes da Expoacre 2025: ‘fake news’

01/07/2025
Frio polar chega ao Acre e fim de semana deve ter temperaturas abaixo de 9ºC, diz Friale
1º destaque

Junho fecha com temperaturas mais baixas do ano e chuvas abaixo da média no Acre

01/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Funcionário do TCE passa 20h preso às ferragens de carro, após acidente

Ibama aponta mudança no perfil de quem desmata, mas a pecuária ainda é a maior atividade responsável

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre