Pular para o conteúdo

Acreanos já utilizam a gasolina com nova fórmula menos poluente

Com a promessa de poluir menos e evitar e prolongar a vida útil do veículo, a gasolina comum e premium com ultrabaixo teor de enxofre já chegou aos postos acreanos, sem qualquer alteração no valor, afirma o presidente do Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis do Acre (Sindepac), José Magid.

A Petrobras confirma que desde o dia 1º de janeiro a gasolina com nova composição já é distribuída, substituindo integralmente, em todo o território nacional, as gasolinas comum e premium anteriores.

“Os consumidores nem notaram a mudança. O diesel também sofreu alteração na composição, mas refletiu diretamente no valor comercializado. Já a gasolina não sofreu qualquer reajuste por esse motivo”, explica José Magid.

De acordo com a Petrobras, as novas gasolinas são S-50 porque possuem teor máximo de enxofre de 50 mg/kg ou partes por milhão (ppm), isso representa uma redução de 94% em relação ao teor de enxofre das gasolinas anteriormente comercializadas, possibilitando a introdução de veículos dotados de modernas tecnologias para o tratamento de emissões e a redução de 35 mil toneladas/ano das emissões de óxidos de enxofre (SOx).

Além dos benefícios ambientais, outro atrativo das novas gasolinas é que elas protegem o motor dos veículos e proporcionam um custo menor de manutenção, uma vez que reduzem a formação de resíduos nas válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão. O óleo lubrificante também dura mais, aumentando o tempo entre trocas.

As gasolinas S-50 reduzirão as emissões de gases poluentes no escapamento de motores fabricados a partir de 2009 em até 60% de óxidos de nitrogênio (NOx), em até 45% de monóxido de carbono (CO) e em até 55% de hidrocarbonetos (HC).