Pular para o conteúdo

Ação de Inverno reduz casos de Dengue em mais de 60 por cento em Rio Branco

dengue60
A Ação de Inverno, lançada no dia 2 de janeiro pelo Governo do Estado e prefeitura de Rio Branco começa apresentar grandes resultados, um deles é a redução dos casos de dengue em mais de 60%. Na 1ª semana epidemiológica de 2014 foram notificados 70 casos da doença, sendo que no mesmo período do ano passado, haviam sido verificados 219 casos. A redução foi de 68%. O prefeito Marcus Alexandre comemora o resultado dos primeiros dias da Ação de Inverno. “Ao mesmo tempo em que mantemos a cidade limpa mantemos os índices da dengue sob controle, o que é bom para toda a sociedade”.

 O secretário Adjunto de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, explica que agora as atenções se voltam para os bairros altos da cidade, como o São Francisco, Chico Mendes, Eldorado, Montanhês e Caladinho. Nas localidades são feitas as visitas domiciliares com aplicação de larvicida e também é aplicado o fumacê e a partir de fevereiro, a secretaria de Saúde vai distribuir dez mil tampas de caixa d’água, o que segundo Oteniel deverá diminuir mais ainda os casos de dengue na Capital.

 De acordo com Oteniel os bairros têm perfil diferenciado com relação à dengue e cita os bairros da parte alta, onde os principais focos de dengue estão nos entulhos, enquanto em outras localidades, a maior preocupação é com relação ás caixas d’água destampadas, por isso serão distribuídas as 10 mil tampas de caixa d’água.

 Novecentos Agentes de Endemias e Comunitários atuam no combate á dengue em parceria com homens da Semsur e Emurb.  O secretário Adjunto de saúde cita ainda que o bônus de R$ 300,00, que será dado aos agentes que conseguirem reduz o índice de infestação predial em sua regional, também funciona como um incentivo para a redução dos casos.

 A notícia da diminuição dos casos da doença durante a primeira semana do ano, animou o prefeito Marcus Alexandre, que garante intensificar ainda mais as ações como capina, roço e retirada de entulho. “Essa parceria entre a limpeza e o serviço de saúde é um sucesso e vai ser fortalecida para que a população de Rio Branco não sofra com mais casos de dengue”, conclui o prefeito Marcus Alexandre.