Pular para o conteúdo

Farmacêuticos promovem ação de saúde no centro de Rio Branco

 Farmacêuticos se reuniram para promover uma ação de saúde na praça da Revolução, no dia nacional da categoria, comemorado nesta segunda-feira, 20. Durante toda a manhã, a população teve orientações sobre o uso de medicamentos, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e hepatites, além da aferição de pressão e calculo do índice de massa corporal.

 De acordo com presidente do Conselho Regional de Farmácia, Tiaraju Matos, essa data serve para lembrar das lutas da categoria. “Este ano queremos intensificar as capacitações junto aos profissionais e nos aproximar mais dos acadêmicos do curso de farmácia. Queremos interagir mais. Além disso, vamos batalhar por nossa sede própria”, confirma.

 O presidente do sindicato dos farmacêuticos do Acre, Francisco Jusciner de Araújo, destaca que a ação foi uma forma de homenagear os profissionais. “Atualmente são 270 profissionais no Estado. Nós trabalhamos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), queremos mostrar o quanto gostamos de trabalhar em prol da sociedade”.

 Já em vigor a nova resolução elaborada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), que autoriza farmacêuticos a prescrevem medicamentos chamados MIPs, como também, são conhecidos os remédios não tarjados, como analgésicos e fitoterápicos.

Francisco Jusciner de Araújo Silva, afirma que através dessa resolução as farmácias vão oferecer mais um serviço a comunidade.

“A orientação sobre a compra de medicamentos será feita pelo farmacêutico, profissional capacitado e não por atendente de farmácia o que é comum hoje em dia. Com a decisão, o farmacêutico pode prescrever medicamentos e se for um caso mais grave ele deve encaminhar a pessoa para um médico”, explica a presidente.