Pular para o conteúdo

Sete municípios acreanos oferecem vagas em 65 cursos pelo ProUni

 O  Ministério da Educação divulgou a primeira lista de selecionados para o primeiro semestre de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os aprovados devem apresentar a documentação nas universidades onde conseguiram as bolsas até sexta-feira (24). No Acre, sete municípios oferecem vagas em 65 cursos.

 Outra chamada está programada para o dia 3 de fevereiro, caso sobrem vagas. De acordo com o ministério, o número de inscrições chegou a 1.259.285 neste semestre. O recorde anterior havia acontecido em 2012, com 1.208.398 inscritos. Em 2013, o programa registrou 1.032.873 candidatos interessados.

 Para participar do Prouni é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação.

 Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 O estudante que conseguir bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

Convocados na primeira chamada do Sisu tem até hoje para fazer matrícula

 Os convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje, 21, para fazer a matrícula nas instituições de ensino superior. O candidato que não comparecer na data prevista perderá a vaga.

 Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos. O resultado da segunda chamada será divulgado no próximo dia 27, e a matrícula feita entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

 O candidato que foi selecionado apenas para a sua segunda opção de curso, mesmo que tenha feito a matrícula, continuará concorrendo nesta segunda chamada à vaga que escolheu como primeira opção.

 Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro fica aberto o prazo para adesão à lista de espera, na internet. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro.

 A participação na lista pode ser feita apenas na primeira opção de vaga do candidato.