Pular para o conteúdo

Governo se reúne com ministérios para discutir situação dos haitianos

 ghaitianos
Representantes do governo do Estado se dirigem para uma reunião interministerial na Casa Civil da Presidência nesta terça-feira, 21. O objetivo é conseguir uma reposta e ação imediata do governo federal quanto à questão dos haitianos na fronteira do Acre com o Peru.

 O encontro terá representantes da Presidência da República, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e diversas outras pastas. A comitiva acreana será composta pela subchefe da Casa Civil, Nazareth Lambert, o secretário de Assistência Social, Antônio Torres e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão. “Muitos têm chegado e quase nenhum tem saído. Empresas não estão mais contratando e o governo está se esforçando para arcar com a ajuda. Vamos mostrar o quadro atual e buscar uma solução definitiva junto à União”, explica Nilson Mourão.

 Atualmente 1.200 imigrantes estão no abrigo em Brasília. Em média mais 70 entram no país diariamente. “O que queremos é uma ação para evitar tumultos. Essa é uma região de fronteira, essa questão deve ser tratada pela união”, conta a subchefe da Casa Civil, Nazareth Lambert. Atualmente o governo federal tem ajudado no custeio da alimentação. Já o governo do Estado tem cuidado do espaço que serve de abrigo, colchões, água, banheiros, materiais de higiene, atendimento médico e até atividades culturais.