Governo e Prefeitura de Rio Branco fortalecem as unidades de saúde

Em um encontro com o governador Tião Viana na manhã desta quinta-feira, 23, a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, Ana Clara Valentine, e o secretário municipal em exercício, Otoniel Almeida, vieram reforçar a parceria para o fortalecimento das unidades básicas de saúde como maneira de diminuir o fluxo de pacientes nas UPAs.

As UPAs são unidades de saúde para casos de urgência e emergência, mas ultimamente tem superlotado, principalmente a do Segundo Distrito, com pacientes de casos simples que podem ser resolvidos nas Unidades de Referência da Atenção Primária em Saúde (Urap’s) e centros de saúde, que realizam principalmente consultas médicas, check ups, exames de rotina, exames ginecológicos e acompanhamento de tratamentos.

“Usando um exemplo: se uma pessoa está com febre alta, ela não precisa procurar a UPA, uma unidade básica de saúde está apta a resolver qualquer situação que não seja de urgência e emergência”, explica o secretário Otoniel Almeida. As UPAs de Rio Branco estão com um movimento muito grande que poderia ser melhorado a partir do momento em que a população se dirija com mais frequência às unidades do município, que contam com apoio do Governo do Estado para melhorar sua produtividade e resolutividade.

O destaque atual é para a Urap Claudio Vitorino, na entrada do Taquari. A unidade, além dos procedimentos padrões, agora possui um laboratório com capacidade de entregar exames de rotina no mesmo dia. Além disso, cinco Urap’s funcionam nos sábados e feriados, das 7h às 13h. (Samuel Bryan / Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation