No último sábado, 18, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre entregaram 196 Títulos Definitivos de Propriedade no Conjunto Habitar Brasil, somando 2.252 Títulos entregues desde o ano passado. E o prefeito garantiu que até o final do ano, a meta é alcançar 5 mil Títulos. “Até janeiro do ano passado, 70 por cento dos imóveis da capital estavam irregulares e nosso objetivo é avançar cada vez mais na regularização fundiária”, relata.
Para quem recebe, o documento é a garantia da propriedade e com o documento os moradores podem acessar linhas de crédito para reforma e ampliação dos imóveis. Dona Maria Liam de Vasconcelos diz que agora vai na Caixa Econômica em busca de empréstimo para ampliar o tamanho da residência.
A regularização fundiária é um trabalho desenvolvido pela prefeitura através da secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana – SMDGU, que é responsável por planejar as voltadas para a regularização fundiária no município. O Governo do Estado também mantem uma política de regularização fundiária nos demais municípios.
Mocinha Magalhães, Waldemar Maciel e João Eduardo foram alguns dos bairros onde os títulos foram entregues. E esse ano os trabalhos continuam e o primeiro a ser contemplado foi o conjunto Habitar Brasil. A localidade foi criada em 1996, com o assentamento de 203 moradores, no então loteamento Nova Esperança, que posteriormente foi desapropriado pela prefeitura e transformado em Habitar Brasil.