Pular para o conteúdo

AC: Sena Madureira ganha este semestre nova unidade do INSS

 A população da cidade acriana de Sena Madureira vai receber uma nova Agência da Previdência Social (APS) ainda no primeiro semestre de 2014. Além do conforto que a unidade proporcionará aos habitantes de Sena Madureira, segurados dos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus também terão mais comodidade, porque não precisarão se deslocar por grandes distâncias para obter atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No total, quase 70 mil pessoas serão beneficiadas.

 A conclusão das obras dessa nova agência vai corrigir o problema de atendimento do INSS na região de Sena Madureira, prejudicado pelo fato de que o INSS foi forçado a rescindir duas vezes o contrato de construção da unidade, por força de lei, devido ao descumprimento de cláusulas contratuais por parte das empresas. Hoje, os segurados são atendidos em um espaço cedido pela Prefeitura, por convênio, onde o INSS disponibiliza servidores para realizar os serviços.

 A nova Agência da Previdência Social de Sena Madureira foi concebida dentro das normas de sinalização e acessibilidade, para garantir a segurança indispensável aos cidadãos. Será confortável e climatizada. Seus sistemas informatizados permitirão mais rapidez e segurança no atendimento aos segurados. Para tornar essa antiga reivindicação da população uma realidade, a Previdência Social está investindo R$ 818 mil.

 Situada na Rua Virgulino de Alencar, S/N, a unidade terá 330 metros quadrados de área construída, quatro guichês de atendimento, uma sala para perícia médica e outra para o serviço social. Terá capacidade para atender 2.500 pessoas por mês, realizar 76 perícias médicas/mês e, ainda, 76 atendimentos mensais no Serviço Social.

Programa de Expansão – Construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal, a APS Sena Madureira faz parte do Programa de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX), que prevê a construção de 720 agências em todo o país, em cidades com mais de 20 mil habitantes. O PEX já entregou duas APS para servir à população do Estado do Acre, uma em Boca do Acre e outra em Feijó. Boca do Acre fica no Amazonas, próximo da divisa acriana e está sob a jurisdição da Gerência-Executiva de Rio Branco. A unidade de Sena Madureira será a terceira a ser inaugurada pelo programa no Estado.