Pular para o conteúdo

Águas do Rio Acre ainda sobem

FOTO RIOContrariando todas as expectativas das autoridades o Rio Acre continua a subir. Na medição das 15 horas, o nível do rio estava em 14,73 metros. Segundo informações da Defesa  Civil  Municipal a cheia  é  influenciada pelo aumento do volume das águas no leito do Rio Acre em Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri. Em Rio Branco, já são 78 famílias abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

E a meteorologia não é nada animadora, já que a previsão é de mais chuva. De acordo com o tenente-coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal, desde dezembro de 2013 chove mais do que o esperado.

“Em dezembro, choveu 50% acima da média. Em janeiro, choveu 39% a mais. Fevereiro, nós estamos com apenas 50% da chuva prevista. A gente fez uma reunião pré-cheia com o Cipan, na semana passada, e obtivemos informações que chuvas podem se intensificar a partir da segunda quinzena de fevereiro até a primeira quinzena de março”, afirma.

Ainda segundo George, devido o acúmulo de precipitação mais intensa neste período, até abril a equipe está em alerta.

“Todo o efetivo está mobilizado, tanto a coordenadoria estadual de Defesa Civil, quanto Defesa Civil Municipal de Rio Branco, com todo o nosso poder operacional tanto para socorro quanto para assistência às famílias 24h”.

Existem áreas afetadas pelas águas nos bairros Adalberto Aragão, Airton Sena, Baixada da Habitasa, Base, Cadeia Velha, Seis de Agosto, Taquari e Triângulo Novo. (Foto: Cedida)