Hemoacre realiza diversas atividades para incentivar doações de sangue no Carnaval

Feriados prolongados como o Carnaval geralmente são caracterizados pela redução do estoque de sangue nos hospitais. Por tal motivo, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) está realizando uma série de eventos para promover e ampliar a doação de sangue em Rio Branco.

Nesta quinta-feira, 27, haverá um show no pátio do prédio da Hemoacre para incentivar a ação que pode salvar vidas. De acordo com a responsável pelo setor de captação, Marlícia Aquino, mesmo que não haja a festa pública de Carnaval, ainda há motivos para preocupação, tendo em vista que pacientes com câncer e problemas cardíacos necessitam de uma reserva maior. “Eles usam de 5 a 10 bolsas por dia. Precisamos de todos os tipos sanguíneos. Porém, os mais escassos são O positivo, O negativo e A positivo. Lamentavelmente, os feriados as pessoas deixam de doar. Queremos reverter isso”, declara.

Ainda hoje, acadêmicos do curso de Saúde Coletiva da Ufac mobilizarão moradores do bairro Mocinha Magalhães para fazer a coleta de sangue na Unidade de Saúde da Família.

Uma parceria com a empresa Rádio Mototáxi Nativa garante o transporte de um doador de qualquer ponto da cidade até o local da coleta gratuitamente.

Na sexta-feira, 28, pelo período da manhã, o grupo de teatro da Secretaria de Humanização garantirá a alegria dos doadores que procurarem o ônibus da Hemoacre estacionado no Calçadão da Rua Benjamin Constant.

Para ser considerado apto a doar sangue, é preciso passar por uma triagem clínica que ateste boa saúde, ter entre 16 e 68 anos e mais de 50kg. É necessário levar documento oficial com foto, se alimentar bem no dia da doação e evitar ingerir gorduras.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation