7 de agosto de 2022
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

7 de agosto de 2022
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Jorge Viana: temos que evitar uma tragédia em Brasileia

A Gazeta do Acre por Assessoria Parlamentar
04/02/2014
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT), voltou à tribuna da Casa para relatar as medidas que estão sendo adotadas pelo Governo Federal para resolver a situação dos milhares de haitianos, que chegam todos os dias ilegalmente à cidade de Brasileia, no Acre. Segundo ele, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou, nesta terça-feira (4), um plano de ação para dar uma solução definitiva ao caso. O encontro contou com a presença de representantes de mais de dez ministérios, além do ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, do próprio senador Viana, o senador Aníbal Diniz (PT) e o governador do estado, Tião Viana.

 Jorge Viana explicou que uma das soluções passa pela expedição de visto em Porto Príncipe, capital do Haiti, que será expedido em, no máximo, 30 dias e não mais em quatro meses. Além disso, o Brasil está firmando um convênio com a Organização Mundial de Imigrantes (OMI) para atender os haitianos. “É impossível para o governo de um estado lidar com tema tão grave. O País pode virar manchete de jornais no mundo inteiro, temos que evitar uma tragédia em Brasiléia”, disse o senador.

 Desde o terremoto ocorrido no Haiti em 2010 e da seguida epidemia de cólera, os haitianos estão deixando aquele país e vindo para o Brasil. Além de serem submetidos a situações desumanas e perigosas, são explorados por coiotes. Para chegar ao Acre passam pela República Dominicana, Panamá, Equador e Peru, pagando US$ 2 mil e chegando sem documentos.
Em janeiro, erram 1.480 haitianos em Brasileia – mais de 10% da população do município era de haitianos ilegais esperando a tramitação de documentos -16 mil imigrantes do Haiti já entraram no País passando pelo Acre. “Chegaram ilegalmente, foram acolhidos, estão sendo acolhidos, mas, obviamente, a realidade é de uma situação precária e perigosa”, reiterou o senador.

 Pelo menos cinco medidas estão sendo discutidas e implementadas em parceria pelos governos estadual e federal para atender os moradores de Brasileia e, para fornecer assistência humanitária necessária aos imigrantes. Viana afirmou ser importante que as ações sejam adotadas imediatamente.
“A situação lá é que, numa ação emergencial, o Governo do Estado e o Governo Federal estão conseguindo fazer com que venham para o sul do País mais de 600 haitianos. Isso já ocorreu. Mas há uma precariedade. Apesar da boa vontade da Polícia Federal, da Receita Federal, o número de servidores da Receita Federal é pequeno e nós precisamos fazer com que esse problema seja solucionado”, enfatizou.
 
Solidariedade – Jorge Viana ainda prestou solidariedade aos moradores de Rio Branco, capital do estado, atingidos pelas cheias do Rio Acre, que transbordou e está em uma cota de quase 15m, deixando centenas de pessoas desabrigadas ao atingir dezenas de bairros.

 O prefeito Marcus Alexandre decretou situação de emergência no município e, ao lado do governador Tião Viana, está em Brasília para audiências no Ministério da Integração para tratar do atendimento à comunidade local. “Esse é um assunto que requer o envolvimento de todos, com solidariedade para com as famílias atingidas, mas também com medidas de defesa civil que possam dar a tranquilidade que os atingidos pela cheia do Rio Acre necessitam”, afirmou. Segundo o senador, a situação também é crítica em Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Cruzeiro do Sul e em Tarauacá, que também terão o socorro prestado.


RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
PUBLICIDADE
Notícia Anterior

PT apresenta nome de Nazareth Araújo como pré-candidata a vice-governadora amanhã

Próxima Notícia

Novos policiais militares reforçam segurança na Baixada do Sol

Mais Notícias

No calçadão da gameleira, impera o imponente mastro com a bandeira exuberante de um povo que um dia lutou para ser brasileiro.
3º destaque

Com sete candidatos na disputa, eleição para o governo do Acre deve ir para o 2° turno

06/08/2022
5º destaque

Petista acreano Junior Manchineri é o pré-candidato indígena mais jovem do Brasil

06/08/2022
Na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em seus quase quatro anos de mandato, Roberto Duarte apresentou mais de cem projetos de leis e mais de sessenta leis aprovadas (Foto: Divulgação)
POLÍTICA

Roberto Duarte oficializa candidatura a deputado federal pelo Republicanos

05/08/2022
(Foto: Cedida/Marcus Vicentti)
POLÍTICA

Gladson Cameli escolhe Mailza Gomes como vice na disputa à reeleição; Ney Amorim é candidato ao Senado Federal

05/08/2022
César Messias (à direita) é o primeiro suplente de Jenilson; Partido ainda não definiu quem será o segundo suplente (Foto: Jardy Lopes)
POLICIA

Isolado, PSB lança candidatura de Jenilson Leite ao Senado: ‘Não fomos compreendidos nem apoiados’

05/08/2022
POLÍTICA

Mara Rocha e Fernando Zamora são oficializados candidatos ao governo pelo MDB; Márcia Bittar é confirmada para o Senado

05/08/2022
Mais Notícias
Próxima Notícia

Novos policiais militares reforçam segurança na Baixada do Sol

Detran lança megaoperação Volta às Aulas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre