Acre vai receber mais 17 profissionais através do programa Mais Médicos

A área de Atenção Básica do sistema público de Saúde do Acre vai entrar este mês de março ganhando mais um grande reforço. O Ministério da Saúde (MS) enviará mais 17 profissionais através do programa Mais Médicos para o Acre. Eles chegaram a Rio Branco desde a noite de ontem, com a recepção de secretários locais de Saúde e de representantes do MS no Estado.

Estes 17 novos médicos vão atuar em diversos municípios acreanos. Alguns já confirmados são: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Assis Brasil, Sena Madureira e Tarauacá. As demais localidades onde os profissionais vão atuar ainda serão divulgadas.

No dia 10, às 9h da manhã, a Secretaria Estadual de Saúde agendou uma recepção oficial para os médicos. Em tal evento, será feita uma apresentação sobre o Acre e sobre dados específicos da Saúde no Estado. A recepção será realizada em Rio Branco, no Pinheiro Palace Hotel.         

O Acre vai receber estes novos médicos em um momento em que o Governo Federal comemora um recorde de metas superadas para o 1º trimestre deste ano com o programa. De fato, o Ministério da Saúde planejava ter, até o final deste mês de março, 13 mil médicos para atender 44,8 milhões de brasileiros. Só que o programa fechou o seu quarto ciclo de seleções acima do esperado. Até abril, o programa deverá ter 14,9 mil profissionais prestando assistência básica para mais de 51 milhões de brasileiros nos estados mais carentes do país.

Os números são uma prova de que nem os mais recentes escândalos da médica cubana Ramona Matos Rodriguez foram capazes de abalar a adesão ao Mais Médicos. Atualmente, o programa tem 9.425 médicos atuando em todo o país. Com a 4ª fase, serão 5.479 profissionais a mais. Destes, 4 mil são cubanos, que atua-rão em 6 estados. O Acre não receberá nenhum deles.  (Com informações da Sesacre e do Ministério da Saúde)
  

Assuntos desta notícia


Join the Conversation