Pular para o conteúdo

Novos voos com mantimentos chegam nesta quarta em Rio Branco

fabhjoje 
Mais 12 voos da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxeram alimentos de Porto Velho para Rio Branco nesta quarta-feira, 5. São itens de hortifrutigranjeiros, trigo e ovos. O transporte está sendo realizado por três aeronaves, cada uma trazendo de cinco a vinte e duas toneladas. A variação é de acordo com a cubagem dos produtos transportados, ou seja, o espaço ocupado pela carga.

 Esta ação faz parte da alternativa traçada pelo governo do Estado, junto aos empresários, distribuidores de produtos, coordenadores da Defesa Civil do Estado e da capital, em parceria com o governo federal.  O objetivo é evitar o desabastecimento, em decorrência da calamidade gerada pela cheia do Rio Madeira. Na medicação feita na tarde de hoje, o nível do Madeira era de 18,82 metros.

 A BR-364, que liga Rondônia ao Acre, foi reaberta e está sendo monitorada constantemente pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A balsa mudou o seu local de atracamento, tornando o deslocamento maior e com a duração aproximada de duas horas e meia.

 Ao final do dia, será avaliada a situação do nível do Rio Madeira e a necessidade de novos voos ao Acre.

 Balanço positivo – Nos últimos três dias, 16 caminhões, com 260 toneladas de alimentos, 95 mil litros de combustível e 21 toneladas de gás de cozinha, passaram pelo posto fiscal da Tucandeira.

 Hoje, três aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), estão fazendo o transporte de 72 toneladas de hortifrutigranjeiro.

 Além disso, ainda nesta semana chega a Rio Branco, um abastecimento feito por balsa, direto de Manaus, de gás de cozinha. Todos os esforços estão sendo empreendidos para garantir o abastecimento da capital.