Pular para o conteúdo

Rio Acre pode ultrapassar a cota de transbordamento nos próximos três dias, alerta Defesa Civil

Rio Acre - OL 2O nível do Rio Acre pode ultrapassar a cota de transbordamento, que é de 14 metros, nos próximos três dias, alerta a Defesa Civil. A medição das 18h de ontem, 5, marcava 13,77m. Com isso, as 326 famílias abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, um total de 1.290 pessoas, devem permanecer no local por tempo indeterminado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Gundim, nos últimos dias choveu muito na região do Alto Acre.

“Em Assis Brasil, o nível do rio, na tarde desta quarta-feira, era de 11,26m, sendo que a cota de alerta é de 11,30m e a de transbordamento de 12,50m. As águas também subiram em Brasiléia e em Xapuri, o que nos leva a crer que nas próximas horas haverá um aumento no nível do Rio Acre”, aponta.

Há mais de um mês, centenas de famílias foram retiradas das áreas alagadas e levadas para o abrigo da Prefeitura de Rio Branco.

Nesse período, algumas pessoas saíram do local por conta própria e voltaram para suas casas nos primeiros sinais de vazante. Porém, agora com uma nova possibilidade de transbordamento do rio, as autoridades já começam a se preocupar.

“A partir desta quinta-feira, 6, nós vamos mobilizar as equipes de socorro, para o caso de as águas ultrapassarem os 14 metros novamente”, avisa o coordenador. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)