Mostra em Milão revela o design acreano em látex e madeira

milao

Pela segunda vez consecutiva, o Acre está representado no Espaço Brazil S/A, que iniciou no dia 8 e vai até 13 de abril, no Palazzo dei Giureconsulti, em Milão, na Itália. Este ano, dois produtos estão sendo apresentados em uma grande exposição intitulada “25 anos: Chico Mendes vive mais” e são resultados das parcerias do governo acreano com a Escola Politécnica de Milão – Poli.Design, o Instituto Europeo di Design (IED), a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A exposição acreana mostra o resultado dos projetos Acre Design e Acre Látex Design Lab, iniciados a partir da missão empresarial do governo acreano que esteve na Itália, em abril de 2012. Naquela ocasião, além da participação no Fuora Saloni e da exposição no Espaço Brasil S/A, foram realizadas visitas técnicas e institucionais, que resultaram em acordos de cooperação entre o Acre e os institutos italianos.

O primeiro projeto, em parceria com o Poli.Desing, possibilitou a formação no curso de design de móveis de 35 profissionais acreanos, entre estudantes de arquitetura, artistas e marceneiros. Foram nove meses de formação e o resultado desse trabalho foi a elaboração de dez linhas de móveis, luminárias e objetos de decoração contemporâneos, inspiradas no cotidiano dos moradores da floresta.

O segundo projeto, desenvolvido com o apoio do IED, possibilitou a formação de artesãos e artesãs que trabalham com o látex da seringa. Dois deles, José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha”, e Leonora Maia, coordenadora do Grupo de Mulheres da Reserva Extrativista Cazumbá/Iracema, participam da exposição apresentando a linha de sapatos de seringa.
“Meu pai foi criado com o leite de seringa, eu estou criando meus filhos, e hoje é uma fonte de renda carro-chefe, o artesanato da borracha”, conta o “Doutor da Borracha”. (Da Secom/ Foto: Cedida)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation