O Grupo do Palhaço Tenorino realiza o projeto Escola vai a Feira

dinhoteatro 
Para oferecer a oportunidade aos alunos da Educação de Jovens e Adultos uma vivência teatral, o Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) realiza o projeto Escola vai a Feira a partir desta terça-feira, 8. Serão quatro apresentações do espetáculo ‘A Feira’ no Teatro Plácido Castro para mais de 1.200 alunos de 14 escolas de Rio Branco.
O espetáculo é uma produção do próprio GPT com texto da renomada dramaturga paraibana Lourdes Nunes e direção de José Maciel. O projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura da prefeitura de Rio Branco.

 Segundo Dinho Gonçalves, levar alunos para assistir uma peça teatral de forma gratuita é fundamental. “O público do EJA tem perfil diferenciado, são mães e pais de família humildes que depois de muito tempo voltam a estudar. E na correria da vida, alguns deles nunca tiveram esse tipo de experiência. Por isso, esse projeto é tão especial”, explica.
E como encerramento na manhã de sábado, 12, a peça será apresentada aos professores do programa EJA. “É uma forma de chegar até as escolas que não foram contempladas pelo projeto. Afinal de contas, o teatro pode auxiliar as reflexões e debates dentro da sala de aula”, destaca Dinho.

 Através de uma parceria entre as Secretarias de educação do município e do Estado, ônibus farão o transporte dos alunos.

Sinopse – ‘A Feira’ trata de maneira trágica, a saga de uma família, que vai à feira como qualquer cidadão brasileiro, para comprar, vender e vislumbrar o que de belo puderem encontrar. Chegando à feira, suas vidas são transformadas diante das injustiças do abuso do poder, do preconceito, da malandragem, do opressor, dos oportunistas, que ao perceberem suas fragilidades, os atiram em um mundo perverso, onde a generosidade, a bondade e a crença em Deus abrem espaço à crueldade humana. Os oprimidos acabam se transformando em opressores impiedosos. Todas as mazelas sociais aparecem nessa história.
Escolas contempladas:
 
Padre Carlos Casavecchia
Elozira dos Santos Tome
Anice Dib Jatene
Dr. João Aguiar
Lourenço Filho
Centro de Línguas
Roberto Sanches
Antonia Fernandes
João Mariano
Juvenal Antunes
Francisco Oiticica
Centro de Educação de Jovens e Adultos
Maria Lúcia Moura Marin
Irmã Maria Gabriela
 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation