Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fiscalização ocasional

O trabalho é silencioso. Nunca vai ter os mesmos holofotes como o de operações como esta desencadeada pelas forças policiais e que resultou na prisão de 19 pessoas. No entanto, são ações reservadas, específicas e extremamente necessárias. Estamos falando das operações do Procon, o melhor aliado do consumidor quando se trata de respeitar seus direitos.
Três semanas antes do Dia dos Namorados e o órgão já está reunindo proprietários de motéis da cidade para orientá-los sobre as normas a serem seguidas ao oferecerem serviços comerciais. Além disso, a fiscalização do Procon estará em alerta para que estas normas sejam cumpridas.

Pra quem vê de longe, parece um trabalho pequeno. Mas quem contrata um prestador de serviços que não segue o código de defesa do consumidor sabe bem o transtorno que é. Em datas festivas, algumas lojas podem pensar mais nos lucros do que na clientela. Por isso, o Procon tem que ficar em cima pra fazê-los enxergar muito mais do que os reais extras no seu faturamento do mês.

Mais iniciativas como esta Operação Afrodite são bem-vindas. Os comerciantes e lojistas que abusam do consumidor precisam saber que uma hora ou outra, o braço fiscalizador do Estado chega. E ele não é nada sutil pra quem faz coisa errada.

Sair da versão mobile