Quem acompanhou com atenção a entrevista do governador Tião Viana no programa Roda Viva da TV Cultura de São Paulo pode constatar não só o preconceito que alguns entrevistados nutrem para com a Amazônia, mas, sobretudo, a falta de informações sobre o que acontece na região.
Sempre virados de costas para o Norte, esses cidadãos continuam ignorando os problemas da região. O caso da imigração dos haitianos é emblemático.
Só depois de quase quatro anos que o Acre e outros estados da Amazônia se transformaram em porta de entrada para esses migrantes é que eles se deram conta da magnitude e da gravidade da questão. Mesmo assim porque o problema caiu no colo do governo de São Paulo.
Mesmo enfrentando um ambiente hostil, o governador conseguiu expor, com serenidade, este e outros problemas da região como a cheia histórica do Rio Madeira, que eles também ignoravam.
Assim como aproveitou para mostrar a esses senhores que o Acre e outros estados da região vêm fazendo o bom desenvolvimento sustentável, que não é só manter um pé de castanheira em pé, mas desenvolver projetos que beneficiem a população local, com a geração de empregos e renda.