O Governo do Estado entrega hoje, com a presença do ministro das Cidades, as primeiras 392 unidades do projeto Cidade do Povo, que vem sendo considerado um dos projetos mais inovadores no setor de habitação popular.
Com efeito, primeiro, é preciso salientar que se trata de um projeto de alta relevância social. Considerando que o total de casas a serem cons-truídas soma mais de 10 mil, é uma significativa contribuição para diminuir o déficit habitacional no Estado, que nos últimos anos vem aumentando também significativamente.
Além disso, são moradias que estão sendo entregues para família que moram em áreas de risco, no caso aqui da Capital, que, praticamente, a cada ano sofrem as consequências das cheias do Rio Acre. Isso por si só já justificaria os investimentos que vem sendo realizados.
Mas, como se assinalou, trata-se também de um projeto inovador na medida em que oferecerá os serviços públicos essenciais aos seus moradores – escolas, postos de saúde, segurança pública e outros, sem a necessidade de se deslocarem para o Centro da cidade. É de se lamentar apenas que a execução das obras tenha sofrido um atraso de mais de 100 dias devido a uma ação policial, cujos objetivos ainda precisam ser esclarecidos. ]