Ao lado do ministro da Defesa, Celso Amorim, e para público superior a 400 pessoas, a presidente da Subcomissão Permanente para Acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), defendeu nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, durante abertura do seminário “Projetos Estratégicos das Forças Armadas: contribuição ao desenvolvimento nacional”, que os recursos oriundos do Código de Mineração sejam destinados para Defesa Nacional para fortalecer ações estratégicas como o monitoramento e proteção das fronteiras.
A parlamentar, que promoveu o debate reunindo autoridades públicas, empresários, representantes do setor produtivo, militares e estudiosos, cobrou urgência na decisão política quanto ao financiamento do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa, com potencial para organizar a demanda e dotar de previsibilidade a obtenção de materiais e sistemas para as Forças Armadas. “Precisamos equacionar esta questão buscando regularidade e perenidade dos fluxos de recursos voltados para os projetos estratégicos”.
O seminário abordou cinco temas principais: A Estratégia de Defesa e a Estratégia de Industrialização; A Defesa Cibernética e a Defesa das Fronteiras; A Defesa do Espaço Aéreo Brasileiro; a Defesa dos Mares; e a Viabilização de recursos para a Defesa Nacional.
A exemplo do seminário “Os Desafios da Política Externa Brasileira em um Mundo em Transição” promovido pela deputada em 2012, o debate desta terça-feira foi sucesso de crítica e público e foi o maior evento realizado pela Câmara dos Deputados sobre o tema neste ano. (Assessoria Parlamentar)