Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

É tarde para reagir?

A Justiça do Trabalho fez aquilo que já se esperava há muito tempo: proibiu a venda de títulos de capitalização do Acre Cap Legal nas ruas, logradouros e espaços públicos. Todo mundo pode até reclamar, mas fato é que a Justiça fez apenas a sua parte. Cumpriu seu dever.
As barraquinhas de Acre Cap são um abuso ao vendedor. Não oferecem as mínimas condições de dignidade para um trabalhador, sem banheiro, sem segurança, sem higiene. Em resumo, fazem pessoas passarem a manhã e a tarde inteira pegando sol e poeira para ganhar alguns trocados a mais. Sem carga horária e sem vínculo empregatício com a empresa.

É verdade que os mais prejudicados com a decisão da Justiça serão os próprios vendedores. A empresa mesmo já disse isso. Só que ela também terá transtornos com o fim das vendas nas ruas, que certamente eram a principal via de acesso para os títulos do Acre Cap. Tanto é que ela já suspendeu seus sorteios e está fazendo de tudo para reverter esta decisão.

O fato é que estas vendas nas ruas já vinham sendo contestadas na Justiça há muito tempo. A empresa e os ambulantes deveriam ter previsto que uma hora ou outra a Justiça iria cair em cima da prática. Poderiam ter tomado alguma atitude para mudar isso. Agora é um pouco tarde.

E quanto aos vendedores, devem buscar outra alternativa de renda, porque talvez o impasse com a Justiça pode não ser resolvido tão cedo.

Sair da versão mobile